LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

20 junho 2014

PROJETO GIRAMÓDULO

InfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinit


Giramódulo é um projeto que nasceu a partir da unidade que originou todos os modelos abaixo, alguns feitos em um único pedaço de papel; outros, modulares.

"Lego" fez com que eu me apaixonasse a ponto de ficar dias trabalhando apenas sobre ele e descobrindo perplexa as coisas incríveis que podem ser criadas partindo desse módulo. 

Então, tive a curiosidade de saber o que outras pessoas pelo mundo fariam com ele. Assim, entreguei aos participantes um caminho para partir, sem a menor idéia de onde irão chegar. É uma provocação. 


Elefante ( 3 módulos Lego e duas tiras de papel)
Borboletas ( um único papel)
Peixe ( um único papel)
Castiçal (vários módulos)
Pássaro-vaso  (com um único pedaço de papel)
Chapéu - (um só papel)
Gato (3 módulos Lego)

Elefante ( 4 módulos Lego)
Coelho ( 4 módulos Lego)

Com o material em mãos, a inspiração chegará. Por envolver pessoas dos cinco continentes com diferentes graus de experiência, todas saindo de um mesmo ponto, imagino a multiplicidade de direções que cada um poderá seguir. 
Mandalas ( número de módulos variável)

Apenas duas coisas serão as mesmas: o módulo inicial e o calor entusiasmado que já pude perceber nas respostas dos primeiros convidados(*). Alguns, trabalharão duro, farão disso um desafio; para outros, os dedos correrão céleres sobre o papel - não importa.
 Pato ( única fl de papel)
 Gaivota ( um só papel)
Colibri ( um só papel)

 O essencial é que para todos, a alma possa conduzir e certamente irá irromper o melhor que se tem a dar. 

Agradecimentos:

 A  David Brill  
(http://brilliantorigami.com)    (http://digitalorigami.com/oac/#) (  http://www.flickr.com/photos/brill/) que apreciou a idéia do GIRAMÓDULO desejando boa sorte em minhas aventuras com origami. Teve ainda a gentileza de informar que Pasquale D'Auria já adotara o nome LEGO para um módulo que criou há muitos anos e eu não conhecia.

A Pasquale D'Auria  
(http:// www.origamidauria.it/lavori/animali-lego-2/) que agradeceu a consulta que lhe fiz sobre autorização para manter ou substituir a nomenclatura e delicadamente permitiu que eu a mantivesse. O módulo criado por ele é de fato tão múltiplo quanto o brinquedo que originou o nome LEGO.(**) e reproduz fielmente o objeto, permitindo todos aqueles encaixes e construções. Já o de GIRAMÓDULO, é um LEGO apenas no sentido simbólico, pois recebeu esse nome por suas possibilidades, sem ter nenhuma correlação de forma com o brinquedo original.

A  Ronald Koh 
(https://flickr.com/photos/ronkoh/sets/) pela sugestão de que eu divulgasse em rede social uma foto do módulo, para pesquisar se havia ou não existência prévia e publicação, ou se de fato o criei. (Até o momento não parece haver qualquer registro anterior, embora o módulo seja bastante simples e como é comum no origami, já pode ter sido inventado).

E a todos os participantes que acolheram e acolherão alegremente o projeto, com mãos ávidas de desejo e curiosidade imensa em participar.

(*) Giramódulo é um projeto aberto à pessoas do mundo inteiro. Para obter um convite, basta entrar em contato através de:  zenorigami1@gmail.com  ou do facebook (ZenOrigami MK) .Eu pretendia ter mais tempo para chamar todas as pessoas que planejei, mas a solicitação ansiosa do módulo por aquelas a quem já consegui enviar o convite, fez com que antes de concluir o chamado, eu resolvesse fazer esta postagem. A lista continua. 
Iniciei-a pensando naqueles por quem tenho imensa admiração pelo trabalho; origamistas geniais que aprecio - esses, não poderiam faltar!
Estendi o convite para pessoas próximas, que estão de um ou outro modo, constantemente interagindo, estimulando, criticando, comentando e incentivando minha própria produção, como leitores e participantes públicos do blog que enviaram o email para contato. Amigos de amigos que souberam do GIRAMÓDULO e pediram para participar - e  está ficando muito maior do que imaginei.
Alguns convidados não chegaram a visualizar o recebimento e ainda não responderam, mas não há prazo estabelecido e se você for um deles e encontrar o convite a qualquer momento, pode enviar fotos de sua criação quando quiser. Há ainda os que serão chamados num outro lote de convites (já em curso), feitos por mim e pelos participantes que também estão autorizados a multiplicar essa idéia  após terem criado e enviado foto do seu próprio modelo. Se você tem interesse, faça contato. Esse projeto tem início, mas não fim. Saiu pelo mundo viajando e pretendo que retorne cheio de novidades. Pensei em chamá-lo de InfinitOrigami, pois é isso que as dobras são para quem se envolve com elas.

(**) LEGO originalmente é um brinquedo de décadas atrás, cujo inventor, um carpinteiro dinamarquês que construía casas e mobília para fazendeiros, escolheu esse nome, fundindo "leg" e "godt", dois termos que juntos significam "brincar bem". Perfeito não é?

Um bom brincar para todos!














5 comentários:

  1. "InfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigami...", excelente! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm! Já fiz minha variação! !!! Iuhuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Inspirador!!! Adorei sua criatividade!! Vou me esmerar e participar com muito prazer!!

    ResponderExcluir
  4. São todos encantadores!! Ainda chego lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, Lucia - obrigada por todos os seus comentários. Você estava "escondendo o jogo" - ou 'chegou lá muito antes do esperado, rs? Sua Butterfly Wreath é sensacional. Grata pela participação. Bjs

      Excluir